Palestras: Tema e Ementa

Ementas das palestras:

BNCC: tempo de mudança. Mas, quais mudanças?
Palestrante: Priscila Pereira Boy
Ementa: Dimensões metodológicas de concretização da BNCC. Contribuições e provocações. Quais são os desafios e as alternativas para a escola se repensar e humanizar?  E quais são as permanências que legitimam as nossas práticas?

 

Outra escola é possível?
Painelistas: Ismael Caneppele e Thiago Berto
Ementa: “O ponto de vista é a vista de um ponto”. Se sempre olhamos para a mesma direção e com os mesmos “olhos”, sempre veremos a mesma perspectiva. Olhar para além do que vemos e ouvir além do que ouvimos nos ajuda a perceber outras perspectivas.

 

Educação humanista e a dimensão psicoemocional do docente:contribuição da neurociência
Palestrante: Dra. Fernanda Antoniollo Hammes de Carvalho
Ementa: Compreensão dos processos psicoemocionais que contribuem com a saúde do professor e promove uma educação humanista, fortalecendo o cuidado de si e o cuidado do outro.

 

A docência e a relação humanizante
Palestrante: Delia Ravagnani
Ementa: “Na metamorfose da escola surgem novos ambientes educativos”. Um olhar da educação voltado para a pessoa do professor. A docência como um processo interrelacional que produz conhecimento. As interposições do docente nos tempos e nos espaços da escola.

 

Humanizar: Saber com sabor!
Palestrante: Dr. Lourival José Martins Filho
Ementa: O professor como ser humano que humaniza. Ensinar com sapiência e aprendizagem saborosa. A união entre saber e sabor produz uma “degustação” de aprendizagem significativa.